O que move você?

Dicionário do Viajante Insólito
Livro Moacyr Scliar super empolgante!

O que faz com que você saia do conforto do seu lar, da rotina do seu dia a dia? Sair em busca de alguma coisa ou de algum lugar? o desejo de se aventurar, prolongar assuntos no café, experiências de vida, novas culturas, novos povos ou mesmo os belos textos das empresas de turismo espalhadas pelo mundo?

Quero compartilhar um trecho do livro, “Dicionário de um viajante insólito” de Moacyr Scliar, se refere a uma passagem Bíblica importante e nos conta como seria apresentada o Êxodo como roteiro turístico:

“Senhoras e senhores, bem vindos ao mais sensacional passeio turístico dos tempos bíblicos. Partiremos, como todos sabem, das belas terras do Egito. Todos devem se apresentar na hora marcada. A partida talvez demore um pouco, porque as autoridades alfandegarias e o próprio Faraó não tem muita vontade de deixar o povo sair, mais várias pragas já foram providenciadas, de modo que a saída do pais esta assegurada. Sendo esta uma excursão de tarifas econômicas viajaremos a pé, mas desfrutando a cada momento a deslumbrante paisagem do deserto. O detalhe mais sensacional e que seremos guiados por uma nuvem de dia e uma coluna de fogo a noite: espetáculo fantástico. não diremos o nome do patrocinador, mas podemos assegurar que é muito poderoso.

“Nosso trajeto nos levará as praias do mar vermelho. Não há hotéis ali, mas isto não tem importância, por que não nos deteremos: atravessaremos o mar. Não se trata de um cruzeiro marítimo convencional: as águas se abriram a nossa passagem! Atração única desta viagem” de novo: não podemos dizer o nome do responsável, mas, creiam não se trata de um mágico qualquer.

“Após a travessia, será servida uma refeição. Trata-se de maná, um prato especialmente preparado para nossos viajantes. O nome do cozinheiro terá de ser mantido em segredo, mas podem os nossos caros excursionistas acreditar tratar-se de um manjar verdadeiramente divino.

“Ao cabo de algum tempo – a viagem, como sabem, é longa – chegaremos ao monte Sinai, onde serão mostradas as Tábuas da Lei. Para aqueles que quiserem ler as inscrições, recomenda-se que tomem lugar o mais próximo possível do sopé, de vez que as letras não são facilmente legíveis. Mesmo os que ficarem mais longe não deixarão, contudo, de se comover com esta bela demonstração de confiança na ética.

“A esta altura é possível que muitos participantes sejam convidados para a festa do Bezerro de Ouro, Os que que ela desaprovam fortemente esta atividade pagã, que ademais deve ser paga em metal precioso.

“Finalmente, e quando alguns dos senhores talvez esteja pensando em desistir, chegaremos à Terra Prometida, onde não faltará leite e mel. O dia será livre para passeios. Recomendamos cuidado com os terroristas. Ocupem suas tendas – e divirtam-se. Fim de nossos serviços.”

” A viagem pode ser uma da mais compensadoras formas de introspecção.” (Lawrence Durrel)

Um comentário sobre “O que move você?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s